NOTA de ESCLARECIMENTO do Presidente da Câmara Municipal de Quixelô

Quixeloenses,

A respeito da afirmação feita pelo apresentador do programa da rádio web OUSADIA DE Quixelô, Ítalo Renan, no programa SEM MEDO DA VERDADE de hoje, dia 07 de maio, ao meio dia, informo o seguinte:

1 – A licitação seguiu todos os trâmites legais.

2 – O valor pago está abaixo do habitualmente cobrado para assessoria de imprensa e comunicação que, segundo o Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce), é R$ 3.762,09 (valor de janeiro de 2018), correspondente a uma jornada de trabalho de cinco horas diárias. No caso da Câmara Municipal os serviços prestados englobam a manutenção, atualização e ajustes do site, inclusive os custos com hospedagem. Além disso, existe a prestação de serviço de assessoria de imprensa e comunicação, incluindo serviços de designer, produção de vídeos, produção fotográfica, relacionamento com veículos de comunicação para entrevistas e divulgação das ações da Câmara e também as transmissões ao vivo. Acrescente-se a isso que a prestação de serviços se dá em caráter de plantão permanente o que vai muito além do limite de 5 horas diárias ou 20 horas semanais.

3 – A média salarial para Repórter Cinematográfico no Brasil é de R$ 2.929,00 e é responsável pela captação, fotografia, áudio e linguagem das imagens das reportagens do telejornalismo e/ou programas de produção. Os valores iniciais partem de R$ 2.197,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.541,00. Portanto ainda bem abaixo do valor de mercado.

3 – É errado afirmar, mesmo por que está no documento de licitação, que o valor total é para “apenas a transmissão ao vivo”.

4 – Os valores cobrados, inclusive os que são prestados além dos serviços de assessoria de imprensa e comunicação, se fossem somados para a formatação do preço final, estariam bem acima do pago nesta licitação que é da ordem de R$ 3.300,00 mensais, por um contrato de 11 meses, que perfaz um total de R$ 29.700,00 e, não, “R$ 29.700,00 mensais” como insinua, erroneamente, o apresentador.

A Câmara Municipal tem por escopo e missão zelar pela lisura e cuidado na gestão do dinheiro público.

Sendo estes os esclarecimentos,

Gílson Pereira